08/04/2011

Eu quero mudar o mundo...

Olá Galera que acessa o PJJ Macapá, em meio a dor deste momento em que o Brasil todo está de luto pela perda de tantas crianças que nesta semana foram mortas no Rio de Janeiro e, entre tantas outras barbaridades que vem acontecendo em todo o mundo, vamos conversar um pouco...

O que aconteceu no Rio de Janeiro, poderia ter acontecido aqui mesmo no Amapá, poderia ter acontecido na sua faculdade, no seu trabalho, na escola de seus familiares... Quando algo assim acontece, a indignação e murmuração tendem muitas vezes a tomar espaço em nosso coração, mas pense bem, o mundo se encontra afastado de Deus, e precisa que alguém tenha coragem e o apresente Jesus Cristo.
Sempre quando algo assim acontece, nós abrimos os olhos e vemos que o mundo não tem paz, que o mundo não consegue transmitir amor, que a humanidade está afastada de Deus, e até mesmo quem não tem religião ou se considera ateu, nessas horas cai em si e percebe que sem Deus o homem não consegue fazer nada bom. Mas parece que depois que tudo passa, nós nos voltamos de novo ao nosso egoísmo e voltamos a agir novamente de maneira errada, aí acontece de novo outra barbaridade ainda pior, e depois tudo volta ao “normal” e assim por diante. Isso vai gerando um ciclo de hábitos ruins e nos acostumamos com a violência, falta de amor, com a realidade em que o mundo se encontra.


Quantas pessoas precisam ainda morrer, quantas mais barbaridades precisam acontecer, para que nós possamos cair na real e nos abrir a vontade de Deus? Quanto tempo você acha que tem para continuar com tanto egoísmo e a pensar em somente em si mesmo e não olhar para o sofrimento daqueles que se encontram tão próximos a você? Será que estamos desempenhando corretamente o nosso dever de cristão? O dever de mediador entre o homem distante de Deus e o próprio Deus? Será que não estamos sendo hipócritas e muitas vezes tapando os próprios olhos somente para não perceber aquilo que está bem a nossa frente?
Galera, o mundo precisa de paz, o mundo precisa de Deus, a humanidade geme em dores de parto, chora, clama pela evangelização, as pessoas necessitam de amor. Mas quem é chamado para transmitir esse amor ? A resposta para essa pergunta é simples, porém muito séria, todos nós somos chamados a anunciar o novo, a levar Cristo Ressuscitado, que passou pela cruz para esta humanidade ferida pelo ação constante do pecado.
A missão de levar cristo para o mundo, é nossa, o chamado é constante, cabe a nós darmos nossa resposta a Deus. Mas como se dá essa resposta? Como faço para evangelizar e anunciar esse novo¿ Justamente vivendo o novo a cada dia. Como está a sua vida de oração¿ Como está a sua vida de intimidade com Deus? Você já permitiu que Deus seja também seu amigo? Você já revisou a sua vida e elaborou uma mudança de hábitos? Você tem posto em pratica a sua mudança de vida, ou tem deixado tudo pra amanha? Você tem sido sinal de Deus, sal e luz no seu trabalho, estudo ou na sua própria casa?
Apenas quando tivermos a consciência de que servir a Deus é a cada dia escolher e aceitar a missão que Deus nos incumbiu, apenas quando tivermos uma fé firmada na oração (e quando essa oração não for voltada somente em questões egoístas, pensando unicamente no nosso bem estar e não no próximo), na intimidade com Deus e na radicalidade ao evangelho e quando nossos vícios, desejos e sentimentos forem colocados aos pés de Cristo, é que seremos verdadeiros anunciadores e daremos o verdadeiro testemunho que o mundo necessita.
O que fazemos pela humanidade? Como correspondemos ao chamado que Deus nos faz para que a humanidade seja ainda melhor, mais próxima de Deus? Deus deu a cada um uma missão, encarregou algo muito grande para que cada um cumprisse. Esse “algo grande” se realiza simplesmente nas pequenas coisas da vida, nos grãozinhos de mostarda que podemos fazer, temos condição para fazer, mas que muitas vezes nos omitimos e nos fechamos ao transbordamento da graça na primeira dificuldade. Na nossa própria família, no nosso trabalho, na nossa comunidade, na nossa cidade, é por aí que nós podemos começar a mudar o mundo.
Ainda há esperança pois a mudança do mundo começa por nós, e por cada pequena coisa com a ajuda de Deus que nós podemos fazer para contribuir para a sua salvação. Você já fez sua pequena, mas eficaz boa ação hoje? Você já fez sua oração hoje? Quando você irá começar a sua mudança de vida? Não esqueça, você tem um papel fundamental para que muitas vidas sejam salvas e que o mundo conheça a Deus. Eu quero mudar o mundo, nós queremos mudar o mundo, nós PODEMOS mudar o mundo, não é fácil, mas é possivel.
Que Deus abençõe!