10/02/2012

Fique por dentro... Renascer.

O evento

O Renascer é um Retiro de Carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom desde 1986. Sua primeira edição aconteceu no Ginásio do Colégio Piamarta reunindo um público de mil pessoas nos três dias de evento.

Na época, os católicos se retiravam para fazer retiros fechados durantes as festas carnavalescas, foi quando surgiu a inspiração de fazer um retiro aberto ao público com o objetivo de oferecer às pessoas uma experiência pessoal com a pessoa de Jesus Cristo, a experiência de um carnaval diferente cuja a alegria não se esgota na quarta-feira de cinzas.
A programação do Retiro consta de pregações, curso de aprofundamento, Seminário de Vida no Espírito Santo, oração de súplica pedindo a Cura a Divina, atividades artísticas, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Celebração Eucarística.

Os testemunhos de transformação de vida a partir da participação dos encontros se multiplicam a cada ano e atrai mais pessoas que desejam fazer a experiência de um carnaval diferente.



O evento é aberto a todos os públicos tendo uma predominante participação dos jovens. Para o público infantil a organização oferece o Renascerzinho, uma série de atividades que envolvem teatro, pregações e orações.
Este é um período por excelência de anúncio na Comunidade Shalom. Os retiros se multiplicaram ao longo dos anos inspirando sua realização nas principais cidades do país como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis , Recife, Natal entre outras.
Em algumas cidades no Sul e Sudeste do país o evento acontece com o nome Reviver.


Estrutura

A estrutura do Renascer / Reviver oferece nas manhãs animação, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e pregação sobre o tema principal do evento.
As tardes são dedicadas ao Seminário de Vida no Espírito Santo para aqueles que estão participando do evento pela primeira vez, uma série de reflexões, orações e atividades artísticas que abordam as bases do primeiro anúncio do Evangelho. A quem já é engajado em Grupo de Oração se é ofertado cursos de aprofundamento sobre oração, evangelização e doutrina da Igreja Católica.
O final do dia é o momento mais especial e importante do evento, todos celebram a Eucaristia. Uma experiência que toma novo sentido, ultrapassando a esfera do ritualismo e introduz os participantes numa comunhão com Deus e com seu amor.