29/02/2012

Aniversário da Missão. 05 de Março - 19 anos.



Na próxima Segunda estaremos comomorando e Celebrando os 19 anos da Fundação da Missão de Macapá.

Conheça então um pouco mais da História da Vocação Shalom em Solo Amapaense.

¢A Comunidade Católica Shalom esta pressente em Macapá desde o dia 05 de março de 1993 a convite da Fundação Marcelo Cândia, para dar continuidade no trabalho já iniciado como Pastoral do Menor. Foi a primeira fundação fora do Nordeste e a que abriu as portas para a promoção humana. Permaneceu 16 anos na administração das unidades de atendimento à crianças e adolescentes nos municípios de Macapá e Santana. Por certo tempo assumiu a coordenação da Escola Agrícola, situada no Distrito do Coração
 
¢Com a grande demanda referente aos adolescentes em situação de risco e aos que haviam cometido delitos e iniciado o uso de substâncias tóxicas a Comunidade Shalom assumiu o desenvolvimento das atividades do Centro João Belém, prestando assistência a esses meninos e meninas.
¢Os irmão enviados para a fundação da missão foram: João Patriolino Dias Junior (CV), Lucinha e a família do Jorge e Ana Cecília (CAL). No mesmo período, a Diocese da Macapá acolhia o novo bispo Dom João Risatti.
 
¢O grupo vocacional teve inicio no ano de 1996 e no ano posterior os irmãos Natalina Pires, Nazaré, Raimundo Pantoja, Francisco Regis, Juciane Regis, Wagner Matias, Umbelina Regis e Maria de Fátima ingressaram como postulantes na CAL e Wanderlei ingressou na CV.    
A obra foi crescendo e a casa comunitária não pôde mais comportar o fluxo de pessoas que diariamente chegavam em busca da novidade que é o carisma. Algo muito significativo desse período é que os jovens vieram de todos os lados da cidade, superlotando os grupos de oração. Para melhor servir e responder ao mandato missionário e a evangelização em 1998 foi aberto o 1º Centro de Evangelização, situado na Rua Eliezer Levi no bairro do Laguinho.
¢A abertura do Centro de Evangelização favoreceu um movimento diário sustentado pela adoração ao Santíssimo Sacramento e daí toda a força da evangelização através dos ministérios, grupos, cursos de FB, lanchonete, livraria. Os Projetos Juventude e Artes serviram de impulso para a evangelização, foi um período em que o Centro de Evangelização superlotava.
¢Em comunhão com RCC participamos de três encontros de carnal- “Alegrai-vos no Senhor”, nos anos de 1994 a 1997.
¢Com sua forma própria de anunciar Jesus Cristo Ressuscitado que passou pela cruz a Comunidade Católica Shalom, foi colando a serviço dos pobres e da igreja local seus dons. No ano de 1998 foi realizado o 1º Renascer em Macapá e a partir de 1999 o mesmo foi realizado em Santana atendendo a uma solicitação de D. João
¢A abertura do Centro de Evangelização favoreceu um movimento diário sustentado pela adoração ao Santíssimo Sacramento e daí toda a força da evangelização através dos ministérios, grupos, cursos de FB, lanchonete, livraria.
¢Em comunhão com RCC participamos de três encontros de carnal- “Alegrai-vos no Senhor”, nos anos de 1994 a 1997.
¢Com sua forma própria de anunciar Jesus Cristo Ressuscitado que passou pela cruz a Comunidade Católica Shalom, foi colando a serviço dos pobres e da igreja local seus dons. No ano de 1998 foi realizado o 1º Renascer em Macapá e a partir de 1999 o mesmo foi realizado em Santana atendendo a uma solicitação de D. João
¢Como cuidado de Deus para com a Comunidade ao longo desses anos, temos a grande alegria de estarmos perto e termos sempre presente os Frades Capuchinhos.
¢
¢Muitos foram os irmãos da CV que viveram no sim de cada dia a oferta de suas vidas nesta missão por amor a Jesus e a sua Igreja. (Anexa-relação de nomes)
¢Como resposta ao chamado de Deus e gratidão ao carisma a nossa irmã Natalina Pires fez suas 1ª promessas na CAL no ano de 2001. A 2ª turma fez as promessas no ano de 2003 e assim ocorrem todos os anos.
¢Atualmente na CAL tem 32 irmãos consagrados, (1 está em missão), 6 discípulos e 11 postulantes.   
¢A vida comunitária tem um ritmo acelerado, por esse motivo sempre estamos juntos. Precisamos crescer na dimensão do ser verdadeiramente família, de colocarmos a disposição dos irmãos e da obra os dons e bens que o Senhor tem nos dado.
¢Os momentos de partilha de vida é uma grande riqueza da vida comunitária, com urgência necessitamos voltar o nosso coração e nos determinar a buscar aí o conhecimento dos irmãos e sua necessidades, pois ainda existem muitos necessitados entre nós.