07/10/2011

Círio de Nazaré deve reunir 200 mil pessoas em Macapá no domingo.



Tradicional festa religiosa é realizada na cidade desde 1934. Final de semana também terá romaria fluvial pelas águas do rio Amazonas.
 
Mais de 200 mil pessoas devem participar, no próximo domingo (9/10), da procissão do Círio de Nazaré em Macapá, no Amapá. O evento é realizado na cidade desde 1934 e marca o final da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Estado. O Círio de Nazaré é a festa religiosa mais importante do Amapá e atrai fiéis de várias regiões do País.
As atividades religiosas começam já na sexta-feira (7/10), com o Círio Rodoviário. No sábado pela manhã, será realizada a romaria fluvial nas águas do Rio Amazonas e o Círio dos Ciclistas. No domingo, dia do encerramento dos festejos, será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima e, em seguida, a tradicional procissão do Círio de Nazaré pelas ruas da cidade até a antiga catedral de São José, num percurso de 3,5km de extensão.
Em sua 77ª edição, o Círio deste ano tem como tema "Maria, Mãe da Nova Criação". A peregrinação da imagem da santa começou em 12 de setembro, no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá. Durante os dois meses em que ficou em exposição, a imagem atraiu mais de 12 mil pessoas em celebrações e orações.


Conhecida como a "Rainha da Amazônia", Nossa Senhora de Nazaré é padroeira de toda a região Norte e muito tradicional também na cidade paraense de Belém. A tradição do Círio de Nazaré no Estado do Amapá vem do vínculo com o vizinho Pará, do qual se desmembrou em 1943.