11/05/2011

Pensar é Preciso, Teus pensamentos te orientam e te definem.

Pe. Marcos Chagas - Consagrado da Comunidade de Aliança Shalom.

Hoje escrevo sobre a importância de pensar. Não pensar besteira ou coisas vazias, mas pensar o que dá um rumo, constrói algo, alicerça valores, ajuda a fazer a diferença nos rumos a serem dados na caminhada de cada um de nós.Não é perca de tempo! É tempo refletido e que joga o indivíduo na
reflexão a fim de dar um sentido ao que se vive, ao que se faz, ao que se é.

Gandhi, certa vez, disse que o homem é o resultado de seus pensamentos; S. Teresinha dizia que ela é o que Deus pensa dela. Acho que um e outro têm suas razões e falam de verdades fundamentais. Deus pensa coisas muito boas sobre nós. E nós o que pensamos de nós mesmos? Nossos projetos, decisões e atitudes nascem deste pensamento. O que você pensa, é o que virá a ser. Bem, não foi a toa que o apóstolo Paulo disse: “... ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor” (Flp 4, 8). Isso mesmo, nossos pensamentos vão dando, pouco a pouco o rumo dos acontecimentos da nossa vida, ou seja, nós vamos progressivamente nos tornando o nosso pensamento.

Viu como é importante pensar coisas que construam, iluminem, purifiquem, orientem e façam acontecer o bem dentro de você? Olhe, se alguém não vive segundo o que pensa e sente, logo pensará e sentirá conforme a maneira como vive.
É batata!

Cuide bem de sua mente. Deixe bons valores e boas coisas povoarem sua

fantasia e sua imaginação. Permita que seus projetos sejam constelados de princípios de vida, de paz e de integridade. Não seja uma pessoa despedaçada! Quando Jesus no Evangelho ensinou que temos que ser prudentes como as serpentes (cf. Mt 10, 16), ele estava dizendo que precisamos ter cuidado com a nossa cabeça! ÓOOOOpppaaaa!!!!! É isso aí!

São João Crisóstomo, um grande bispo e doutor da Igreja que viveu no século IV, comentando este trecho da Bíblia, lembrou uma coisa que a gente já sabia, sobre as cobras. O que elas mais cuidam para que não seja atingida? A CABEÇA. Estes animais sabem ou intuem instintivamente ser fatal uma paulada bem dada na cachola. Noutras palavras, se isso acontecer tal fato macabro é sinônimo de caixão preto e quatro velas, noutras palavras, serão promovidas a.... DEFUNTOS, VÃO PRO BREJO OU PRO PAÍS DOS PÉS JUNTOS, SE ESCAFEDEM, VÃO PRO BURACO, ou em linguagem mais eruditas, vão a óbito. (eu sei que cobras não tem direito a caixão preto com quatro velas nem vão pro país dos pés juntos porque não possuem pernas – é só pra ilustrar!).

Aplicando a nós: o que é a cabeça? Ora, nossa vontade, nossa inteligência. Quando estas são atacadas, enfraquecidas, então tudo o que não presta toma de conta, encontra porta aberta e entra, deixa seus estragos, faz bagunça, fica aquela poliesculhanbose generalizada e difusa que haja Deus e haja determinação para por a casa do seu interior nos eixos!

Pare, escute seu coração, deixe sua consciência falar em nome de Deus, purifique seu espírito, deixe mais clara sua vista, corrija a orientação de sua vida.
Faça sua oração e deixe as coisas boas acontecerem. Afinal, seus pensamentos, lá no final das contas e no frigir dos ovos, acabaram formando e construindo um edifício ou uma casa que é você!

Pra terminar, James Hunter, em seu clássico livro, "O monge e o executivo" afirmou o seguinte:


"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino".