13/06/2011

Em linguas de fogo! Fogo da Caridade de Deus!

(Pe Marcos Chagas)

Festona hoje! Isso mesmo, estamos celebrando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e presidindo aquele grande encontro, claro, Maria, a Mãe de Jesus. Ora, estavam eles reunidos. Com certeza também unidos. Sabes que podemos estar reunidos, mas isso não significa que exista entre as pessoas união e comunhão. Pois bem, é bom lembrar disso!!! E o Espírito Santo é o perito em construir comunhão e unidade. Ele que faz a união entre o Pai e o Filho, acho que se nos abrirmos a Ele, tão união acontecerá conosco também.

Conta-nos nos Atos (At 2,1-11) que uma forte ventania foi a marca que o Paráclito estava chegando. Observação: Paráclito é uma palavra grega para indicar o advogado, o defensor, contrário do espírito das trevas que é o acusador. Ventania! No Evangelho de São João, Jesus soprou sobre os discípulos e lhes comunicou o seu Espírito. Bem, soprar e a ventania são realidades que envolvem o vento, o ar. O Espírito Santo sempre foi identificado com esse vento, esse oxigênio da Igreja, da alma do cristão. E como sem ar a gente bate as botas, dá pra entender que sem esse Espírito não dá para viver. 


Olha Filoteu, a vinda da terceira Pessoa da Trindade, como nos narra Lucas aconteceu debaixo de uma ventania forte. Essa expressão lembra as teofanias, ou seja, as manifestações de Deus, lá no Antigo Testamento. Para dar a lei a seu bom servo Moisés, Adonai escreveu com seus dedos em tábuas as dez palavras (em grego - decálogo) que são os dez mandamentos. Era uma festa agrícola, lá no tempo das antas e depois passou a ser a festa em que o povo celebrava esse grande evento da Lei (a Torá). Imagine se nós não temos mais é que comemorar hoje: Não temos mais Moisés dando a lei, mas o Senhor Jesus ressuscitado dando-nos o seu Espírito. O Joãozinho arrasa quando lá no seu Evangelho ele diz: "Porque a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo 1, 17). Não temos mais essa lei inscrita em tábuas de pedra, mas em nossos corações. Paulo, o apóstolo, com muita propriedade nos diz: "Tudo isto não é mais que sombra do que devia vir. ... Onde a lei moral foi proferida por Deus, escrita pelo dedo Deus em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações" (2 Cor 3,3)

Então, apareceram línguas de fogo: sugestivo simbolismo! Língua é como a gente
mais se comunica, pois a comunicação verbal é bastante usada. E a língua é de fogo, ou seja, cheia da caridade de Deus, cheia do calor de Deus que faz com que a comunicação entre as pessoas seja profundamente marcada pela caridade. Uma comunicação que não se reduz a comunicados ou coisas vagas, mas em uma partilha divina, em doação generosa. Como Deus faz ao se revelar, doando-se por inteiro. 

Todos começararm a falar novas linguas. Um dom do Espírito para o louvor, para
a comunicação misteriosa e sublime de Deus, uma expressão de seu poder que deixa aquela gente bêbada, inebriada do amor divino e entregue à sua graça. A quem se dirige toda aquela comunicação, sob efeito gostoso e poderoso do Sopro de Deus vivente? A todos os povos então conhecidos, citados amplamente por Lucas: "pardos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia, próxima de Cirene, também romanos". E hoje? Bem, não dá para citar todas as nações (a lista é grande demais e o tempo é limitado!). Mas, deu pra entener? Todas as nações, todos os povos, gente de todas as línguas são chamados a fazer essa experiência do Espírito. Na força de sua ação poderosa, a Igreja, isto é, os cristãos, são chamados a ser testemunhas dessas grandes verdades.
Que o Espírito Santo te ilumine, se aproprie de ti e te faça um alguém assemelhado a Jesus.

Boa festa de Pentecostes para ti, caro Filoteu, o pneumatófilo e pneumatóforo.

PS: Essas palavras gregas são pra lá de sugestivas e comprometedoras:

PNEUMATÓFILO: amigo do Espírito
PNEUMATÓFORO: aquele que leva o Espírito, portador do Espírito.

Fonte: http://rapaduraespiritual.blogspot.com