Postagens do Blog

30/08/2011

O amor nada faz inconveniente.

O amor nada faz inconveniente, nem procura o próprio interesse. Isso é conversão! E conversão não se dá nas grandes coisas, mas nas pequeninas, pois é um exercício para a vida toda.

“Converter-se significa converter-se ao amor”.
A razão de ser de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionar com nossos irmãos com uma atitude de amor inspirada no amor do próprio Deus. “Com efeito, quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” (I João4,20b). Aos olhos de Deus, nosso amor por Ele é mera ilusão se não for uma participação sem Seu amor e não se exprimir no serviço aos homens.

Como vemos, a primeira conversão é fácil, mas difícil é a conversão do não buscar o próprio interesse. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo.
Jesus, eu confio em Vós!

Testemunho do Padre João Wilkes sobre a JMJ 2011

Nosso grupo oficial na JMJ era constituído de mais de 500 pessoas. Se contarmos, porém os inúmeros jovens e irmãos da comunidade que foram à Jornada, acredito que nossa participação chegou a umas 700 pessoas. Nunca a comunidade esteve presente de forma tão numerosa em uma JMJ.
Na Pré-JMJ em Granada tivemos uma participação marcante, com a realização de inúmeros espetáculos artísticos, como o Canto das Irias (em árabe e espanhol) e os shows de Davidson Silva e Missionário Shalom. Jovens de todo o mundo, ressaltando de modo particular uma forte presença libanesa, dançavam e cantavam nossas músicas. Acreditamos que a Pré-JMJ em Granada foi uma belíssima preparação para nossa missão que ali iniciará em 2012. O bispo, Mons. Javier, ficou muito feliz com a nossa presença e disse que queria nossa presença (naquele território) "para ONTEM"!

25/08/2011

TESTEMUNHO DO ENCONTRO COM A FELICIDADE!! SEM RETICÊNCIAS "..." ELIMINE-AS!!

Eu era um jovem 'comum'. Saia para as baladas e ficava com um monte de meninas, me "divertia" de montão... Mas, sempre queria mais, e essa sede de sempre mais, o prazer pelo prazer, ia a cada dia me consumindo e quando percebi já estava escravo daquela vida. Eu saia sexta, sábado, domingo, me sentia super bem no meio de meus “amigos”. Mas, percebia que sempre no dia seguinte a tanta “felicidade”, havia um grande vazio em mim, como se faltasse algo. Eu não entendia, buscava de todas as formas ser feliz, me satisfazer e, no entanto, o que encontrava era solidão e um grande vazio que ia inebriando-me a vida. Minha vida estava tomando um rumo onde eu queria sempre ser o centro, sempre no comando, só eu estava certo. Mas um dia, convidaram minha irmã para um encontro de jovens... Bendito Convite!!! Minha mãe pediu que eu a acompanhasse. 

23/08/2011

Você é jovem? Veja o que o Papa falou em Madri para os jovens participantes da JMJ.

Queridos jovens amigos!

Agradeço as carinhosas palavras que me dirigiram os jovens representantes dos cinco continentes. Com afeto, saúdo a todos vós que estais aqui congregados – jovens da Oceania, África, América, Ásia e Europa – e também a quantos não puderam vir. Sempre vos tenho muito presente e rezo por vós. Deus concedeu-me a graça de vos poder ver e vos ouvir mais de perto, e de nos colocarmos juntos à escuta da sua Palavra.
Na leitura que há pouco foi proclamada, ouvimos uma passagem do Evangelho onde se fala de acolher as palavras de Jesus e de as pôr em prática. Há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efémeras; não nos aproximam Dele. E, deste modo, Cristo continua distante, como uma voz entre muitas outras que nos rodeiam e às quais estamos habituados.

21/08/2011

Veja a reação dos brasileiros quando o papa anuncia o Rio como sede da próxima JMJ.

O Papa Bento XVI anunciou oficialmente neste domingo (21) que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013.
 
O anúncio foi feito durante missa de encerramento do evento, que ocorre neste ano em Madri, na Espanha, após uma vigília ao longo da madrugada. Brasileiros presentes na missa cantaram trecho de "Cidade Maravilhosa" após anúncio oficial. Para esperar a divulgação da cidade como sede da JMJ, 7 mil jovens participaram de outra vigília no Maracanãzinho, no Rio.
“Comparando com a Copa do Mundo, teremos mais gente no Rio quando do encontro da Juventude com o Papa”, disse o prefeito Eduardo Paes. O governador Sérgio Cabral afirmou que vai pôr à disposição toda a infraestrutura da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Os hotéis e pousadas, colégios e igrejas e até estádios”, garantiu.

Encerramento:
Após passar toda a noite em vigília, uma multidão de jovens católicos assistiu à missa rezada pelo papa Bento XVI, que encerrou a 26ª JMJ.

Depois de ser recebido pelos reis da Espanha na base aérea de Quatro Ventos, Bento XVI saudou os presentes à missa que concelebra com mil sacerdotes. A missa de encerramento da JMJ se denomina também "Eucaristia de Envio", porque depois dela começa a missão dos jovens que participaram destas jornadas nos seus países de origem.

20/08/2011

Número de jovens brasileiros que foram para a Jornada Mundial somam 15 mil.

Quinze mil jovens brasileiros estão presentes na 26ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento da Igreja Católica que começou no dia 16/8, em Madri, Espanha e que a partir de hoje, conta com a presença de Bento XVI. 

Em 1985, o Papa João Paulo II, que tinha grande carisma com a juventude, instituiu a Jornada Mundial da Juventude, que desde o início conta com a participação de jovens do mundo todo. O objetivo era mobilizar a nova geração de católicos em torno de um evento idealizado para a juventude por meio da oração, catequese, adoração, palestras, partilhas, shows e celebrações eucarísticas. A última jornada foi em Sydney, na Austrália, em 2009

A Comissão Episcopal da Juventude da CNBB marca presença com uma delegação de 400 jovens de todas as dioceses do Brasil para o evento que, nos próximos dias, vai reunir mais de um milhão de jovens dos cinco continentes para um encontro com o Papa Bento XVI.
 
A Comunidade Shalom conta com um stand na feira vocacional e vários artistas membros da comunidade que atuam no programa cultural.

Atores de Transformers e High School Musical apresentam o lado católico de Hollywood.


O ator de ‘Transformers’ Matthew Marsden assegurou que os atores e atrizes de Hollywood “não são só entretenimento” e que muitos deles “são católicos, têm fé e vão à igreja com suas famílias” embora isto não saia nas revistas.
“Não vamos ver nos titulares que um ator vai à missa, mas há muitos atores católicos em Hollywood”, sublinhou Marsden que quis “mostrar esse outro lado” da balança do cinema durante a apresentação do Programa de Cinema da JMJ no qual serão exibidos vários filmes de temática religiosa.
Durante a roda de imprensa para explicar o programa cinematográfico que pela primeira vez na história é incluído na JMJ, a responsável da área de Cultura da JMJ, Carla Díez de la Rivera, destacou que “o Senhor está esperando no tapete vermelho da rua do Fuencarral para aproximar-se dos corações” porque, em sua opinião, Deus quer falar através do conteúdo plasmado em um filme ou através das interpretações dos distintos atores.

19/08/2011

VIGÍLIA REAL EM COMUNHÃO COM MADRID E O PAPA BENTO XVI - NESTE SÁBADO!

Hey, Você JOVEM DO PJJ e DO ESTADO DO AMAPÁ que quer ter uma Grande e Forte Experiência com Deus e a Igreja...  O Papa Bento XVI e o Bispo de Macapá, Dom Pedro José lhe convidam para a:  Vigilia do Projeto Juventude Shalom de Macapá em Comunhão com Madrid!!! Lá... Juntos vamos assistir a missa de Encerramento da JMJ ao Vivo de Madrid! Sem falar dos momentos presenciais de Adoração, Formação e Oração! Vai ser Demais! A Partir das 23:00H, Sábado agora, dia 20/08 no Centro Diocesano! Leve seu Lanche, Chame seus Amigos, Curta e espalhe essa Madrugada da Hora! Shalom! CONVIVTE Feito a Você Jovem e nosso querido Coordenador do PJJ Macapá ... PH diz: " - VAI SER BOM DEMAIS!!"

18/08/2011

1º Audição do CATHOLIC MUSIC

Galera... Dia 20 (Sábado) ... O Projeto Artes lhe convida pra 1º audição do Catholic Music 2011 - Acontecerá no Shalom de Santana a partir das 19:15 e no dia 27/08 no Shalom de Macapá as 18:30h - Coloque aquela roupa super CONFORTÁVEL, tênis nos pés e o desejo de que se você for selecionado o palco seja Terra de Missão onde Cristo em seu Ser seja Transbordante a Todos ao longo do tempo que nos falta e nos dias do nosso CaTHolic... Agora com TH e com équiooo ... (pemanecemos como Catholic Music... Não ainda Halleluya... E muito Felizes, porque seja como for, Evangelizar é nossa Vida. Evangelizar é nossa Dança! Evangelizar é o nosso Canto! Nossa Arte é e sempre será para Evangelizar)!!... 

16/08/2011

Jovens de todo mundo podem compartilhar fotos em site do Vaticano.



Página Living World Faces
As fotos dos jovens do mundo todo comporão um mosaico com o rosto de Cristo
Qual a cara da JMJ 2011? É o que a Igreja quer ver. Os jovens peregrinos que estão em Madri para a Jornada Mundial da Juventude 2011 podem enviar suas fotos pessoais para a página social fotográfica criada no portal pope2you.net.

A ideia do Living World Faces - uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais - é permitir que os jovens postem suas fotos mostrando o desejo de estarem unidos e enraizadas em Cristo.

Também os jovens que não puderam ir a Madri, mas que em suas paróquias ou grupos estão reunidos em comunhão com a JMJ, poderão enviar suas fotos que comporão um grande mosaico. 

“Neste espaço os jovens poderão publicar suas fotos e compartilhar com seus amigos em todas as redes sociais como Facebook ou Google Classe. Este é um ponto de encontro de imagens, fotografias, rostos, sorrisos e experiência”, explica o coordenador do projeto Pope2You, padre Paolo Padrin. 

Bento XVI intercede e pede orações pelos "frutos espirituais" da Jornada 2011.



No encontro desta manhã com os fiéis para a oração do Angelus, Bento XVI renovou sua saudação aos jovens que estão indo a Madri ou já se encontram na cidade espanhola para participar da JMJ
Em sua reflexão antes da oração mariana, o papa falou da passagem do Evangelho de Mateus que narra a conversa de Jesus com a mulher da Cananeia que tem uma filha possuída pelo mal.
Naquele diálogo, Bento XVI vê uma lição sobre o modo de nos relacionarmos com Deus e crescermos na fé:
“O nosso coração deve viver todos os dias a experiência da conversão; devemos deixar de ser pessoas voltadas a nós mesmas e sermos pessoas abertas à ação de Deus, homens e mulheres espirituais, que se deixam interpelar pela Palavra do Senhor e abram suas vidas a seu Amor”.

A COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM ENCHE A PRAÇA DE “PASIEGAS” DE MUSICA E ALEGRIA E REPETIRÁ SABADO ÀS 22.00H


A praça “de las Pasiegas” vibrou esta noite com a apresentação da Comunidade Católica Shalom. Diante de 1000 pessoas, os membros desse grupo lançaram mão de todos os seus ritmos para adorar a Cristo através de sua música e sua arte. A apresentação contou em todos os momentos com uma resposta da platéia entusiasmada e generosa que não deixou nenhum momento de dançar, cantar e bater palmas. Na montagem que incluiu um show e uma dança, participaram 50 pessoas pertencentes a este carisma de origem brasileira.

A apresentação da Comunidade Católica Shalom começou depois das dez horas da noite com um Show do cantor brasileiro Davison Silva, membro da Comunidade Católica Shalom, após a virada veio a banda Missionario Shalom. E, finalmente, os membros da comunidade apresentaram o “Canto da Írias”, uma peça que integra as artes do teatro, música e dança.

13/08/2011

USE DESTA ARMA PODEROSA - Belissimo Vídeo!!


Em 2008, um grupo de jovens da Espanha iniciou uma nova tradição: a cada ano durante o mês de maio, edita um pequeno vídeo intitulado"Sentimentos de Maio". O objetivo é incentivar as pessoas a rezar o rosário. Este ano, o tema gira em torno de dar graças a João Paulo II, que foi beatificado em 01 de maio, o primeiro dia do mês dedicado a Nossa Senhora. Vale demais a pena conferir!!! Belíssimo!!

Pizzada dos Campeões.


Galera na noite do dia 31/07 - Domingo pós Acamp´s a galera da Família Preta foi junto aos irmãos do Laser e outros jovens do Acamp´s pra Pizzaria Santa Rita e juntos viveram uma noite de grande alegria e partilha de vida recordando e louvando a Deus por seus grandes feitos no Acamp´s... Aqui seguem algumas fotos da noite de muita Pizza, Coca-Cola, Louvor e Santidade!! Shalom!!

EVANGELIZAÇÃO no Lugar Bonito - Vem com a Gente!

Continua a ressoar na Igreja o mandamento de Jesus: "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). Em todas as épocas da história, a Igreja sente "necessidade de difundir por toda parte a mensagem evangélica" (IM 3), que "é a fonte de toda a sua vida, em todos os tempos" (LG 20).

Profundamente cônscio de tal empenho, o Vaticano II solicita a todos os católicos que se empenhem também na evangelização, de acordo com suas funções e possibilidades, procurando "as ocasiões para anunciar Cristo com palavras, seja aos que não crêem, para trazê-los à fé, seja aos fiéis para instruí-los, confirmá-los e despertá-los a uma vida mais fervorosa" (AA 6). E recorda, a propósito, as palavras do Evangelho: "Ai de mim se não evangelizar!" (1Cor 9,16).

Por isso neste Domingo após a missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, Você é convidado para ir Evangelizar no nosso Lugar Bonito ... Parque  do Forte e Anunciar Jesus Cristo ao Homens e Mulhres que lá estarão. 

12/08/2011

Filme "Cristiada" será apresentado em 17 de agosto na JMJ Madrid.


Madrid acolherá na próxima quarta-feira 17 de agosto a apresentação mundial do filme "Cristiada", protagonizada por Andy García e Eva Longoria, no marco das atividades "de cinema!" propostas a todos os jovens do mundo, pela celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), conforme informou a organização.

Além disso, haverá a pré-estréia mundial da produção "O Jardineiro de Deus", dirigida e escrita pela italiana Liana Marabani, que conta com Christopher Lambert no papel do monge agostino Gregor Mendel.

Rio de Janeiro será a sede da próxima JMJ 2013, confirma o Vaticano.

Vaticano, 12 Ago. 11 / 07:26.

Esta sexta-feira o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, confirmou que o Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no ano 2013, e precisou que esta será celebrada em sede internacional um ano antes para não coincidir com o Mundial de Futebol, que terá lugar em 2014 no Brasil.

Embora seja tradição que o Santo Padre anuncie a sede da seguinte JMJ ao concluir a Eucaristia de encerramento da jornada, nesta ocasião foi confirmada previamente a sede do seguinte encontro internacional.

Colírio da vida!

Quem vê somente o óbvio não enxerga!Imagem de Destaque  A vida é sempre imprevisível. Aliás, se fosse programada seria muito triste. Que bom que a vida foge de nossos programas. Ela é sempre maior que nossos planos e projetos. Nem sempre veremos os resultados do que fazemos. Nenhuma semente jamais vê a flor ou o fruto. É bom lembrar essa verdade, especialmente diante dos momentos difíceis que teremos de superar.
Um dos grandes segredos para um coração curado é aprender a enxergar a vida pelo ângulo correto. Ainda que os acontecimentos sejam difíceis, a chave para nossa felicidade está no modo como reagimos.

10/08/2011


05/08/2011

CNJ 2011 - Em Fortaleza - Ce. Vem Com a Gente!!

CONGRESSO NACIONAL DE JOVENS.

Nosso objetivo:

O Congresso de Jovens Shalom tem o objetivo de levar o Jovem a Crescer na Experiência com Deus, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com freqüência, convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude, caminhado com Jesus, “O Jovem”, sendo assim autênticos testemunhas da esperança e da verdadeira alegria.

O que vai acontecer...

O evento dispõe de uma programação própria para os jovens, marcado por momentos de oração, adoração, celebrações eucarísticas, shows, e momentos de interação e convivência entre os diversos jovens vindo de todas as regiões do Brasil.

Quem pode participar do CNJOVEM´S?


Todo jovem que deseja aprofundar sua experiência com Deus. O CNJOVEM´S é especialmente para os Jovens do Projeto Juventude para Jesus, Jovens engajados em outras comunidades da RCC, paróquias e movimentos renovados.
Façamos a adesão do Pacote do Congresso Nacional da Juventude no valor de R$ 455,00 que ja cobre as passagens de ida e volta, Macapá - Fortaleza - Macapá. A inscrição no Congresso e sua estadia... 



Vale a mais do que só a pena, vale é a Galinha inteira e o Pintinho Piu para estarmos lá com o nosso Fundador, co- Fundadora, Shows, Formações Fantástica, Missa, Adoração e outros 4 mil Jovens do Shalom do Brasil e mundo inteiro. DE 23 A 25 DE SETEMBRO.


Por isso, mobilize seus pais, Grupo de Oração, enfim... Para lhe ajudar. Ano passado era mais longe, São Paulo e tantos fomos, esse ano, é mais perto, não está caro e Você conhecerá a casa mãe, onde nasceu o Carisma.

 ----------------------------------------------
 

04/08/2011

Convite Super Especial de Moysés Azevedo aos Jovens!


Só são 0:59 segundos de vídeo, até na sua internet discada em 5min abre... Então não deixe de ver!! Convite do Moysés Azevedo aos Jovens para o Congresso Nacional Jovem Des 23 a 25 de Setembro em Fortaleza - CE;

03/08/2011

Aniversário do ICTUS e SHEKINAH

Galera nesta Semana 2 Grupos de Oração do Projeto Juventude Completam 1 ano de Fundação... São grupos originários do Acamp´s de Julho de 2010. O Grupo Ictus de Santana e o Shekinah de Macapá nestes dias se unem em louvor e gratidão a Deus pelos seus inumeros feitos realizados na vida dos seus membros ao longo desse 1 ano de Caminhada na Experiência do Cristo nossa Paz... 
 


Pedimos ainda orações por cada uma das mais de 70 ovelhas desses Grupos, que Deus seja o sustento, revigore as forças no seu amor sem fim os conduza sempre mais pra sua Santa Vontade, a fim de que se cumpra nas nossas vida seu plano de Amor e Felicidade para Sempre;

Acamp´s - Fatos em Fotos!!


 



  "QUEM ESPERA EM TI, REVIGORA AS SUAS FORÇAS... ESTES CORREM SEM SE CANSAR, CAMINHAM SEM DESANIMAR, CHEIOS DA FORÇA DO SENHOR!"


 ++ NÃO ACABOU! CONTINUE VENDO!!!!

02/08/2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2014 NO BRASIL!?

Já não basta a Copa do Mundo em 2014, as Olimpíadas em 2016… Será que Deus nos presenteará com a Jornada Mundial da Juventude?
A cada três anos é escolhido um país do mundo para sediar a Jornada Mundial da Juventude, nos últimos anos tivemos: Toronto (Canadá – 2002), Colônia (Alemanha – 2005) e Sidney (Austrália – 2008). Nesses locais recebem-se milhares de peregrinos, e claro, o Santo Padre.
No próximo ano (2011) já foi definida que será em Madrid na Espanha e já faz um tempo que se tem cogitado que a Jornada Mundial da Juventude aconteça no Brasil. Alguns bispos de algumas cidades brasileiras pediram para sediar em suas dioceses a próxima jornada mundial da juventude. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil) agora propõe à Santa Sé que jornada seja realizada aqui no Brasil em umas das três cidades: Belo Horizonte, Brasília ou Rio de Janeiro. Essa decisão estará sendo feita pela Santa Sé, e será dada pelo Santo Padre (como nas outras jornadas) em um dos encontros em Madrid, o local será no Aeródromo de Cuatro Vientos.
O ano da Jornada no Brasil seria 2014, mas por ocasião da Copa do Mundo que será neste ano, foi pedido que seja em 2015. Não sei você, mas eu quero estar em Madrid, neste dia, quando o Papa disser a nós que a próxima Jornada Mundial da Juventude será no Brasil! Será um momento único e importantíssimo para todos nós! Esperamos você lá! O Papa espera por você lá!
Onde você acha que acontecerá a Jornada se for aqui no Brasil? Belo Horizonte, Brasília ou Rio de Janeiro?
Deixe aqui no Blog seu comentário!

SHALOM!!!

Amy Winehouse. Dinheiro e fama não foram capazes de lhe oferecer um sentido REAL para sua jovem vida.

A Amy Winehouse foi encontrada morta em Londres Provavelmente as únicas músicas que ouvi da garota foram as que, indistinguíveis, nos chegam aos ouvidos no meio da poluição sonora das cidades; não seria capaz de me lembrar, agora, de nenhuma delas. Mas o que me espantou foi saber que a Amy, morta aos 27 anos, “seguiu o mesmo roteiro trágico de outros ídolos mundiais da música pop, como Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison e Jimi Hendrix”Porque do Nirvana e do The Doors eu sei, sim, algumas músicas. E aí, de repente, a morta precoce da jovem cantora inglesa passa a ter alguma coisa a ver comigo: quando menos, me faz lembrar de algumas bandas que eu escutei na minha adolescência. Faz-me lembrar de algumas mortes pelas quais eu já me interessei. E, em última instância, faz-me pensar na morte, que é coisa muito útil e muito santa de se fazer.
Vinte e sete anos! É a minha idade. E, por mais que a Florbela diga “tenho vinte e três anos! Sou velhinha!”, o fato é que… não é uma vida avançada em anos, da qual se possa dizer que foi longeva. Morrer aos vinte e poucos (ou mesmo aos vinte e muitos) é humanamente uma tragédia, é uma interrupção precoce de uma vida que – como no fundo todos esperamos – poderia ter dado mais a si própria e ao mundo.

Da noite para o dia;

O cenário é deprimente. Nas ruas obscurecidas, às margens da Beira-Mar de Fortaleza, bares e boates lotam, à medida que os ponteiros apontam para cima, de centenas e centenas de jovens que exasperam no álcool e no sexo livre.
Pelas calçadas vislumbra-se ao longe silhuetas, à primeira vista femininas, confundindo-se com a noite. Algumas são mulheres, prostituindo-se; outras são homens travestidos do sexo oposto. Enganados pela ideologia do gênero, negam a real identidade e assumem gestos, roupas, linguagem e trejeitos híbridos da mistura masculino-feminino, tornando-se, à vista de todos e de si mesmos, personagens indefinidos.
Numa rápida observação constata-se olhares perdidos, sorrisos artificiais, mentes embriagadas e, barulho. Muito barulho. É proibido parar, pois o silêncio denunciaria a tristeza e a falta de sentido daqueles que passam a noite em claro, mas não conseguem esconder que, mesmo de dia permanecem envolvidos pela noite da tristeza e da desolação.
Quem participa de uma vigília de evangelização é renovado em todas as dimensões de sua vida – disso sou testemunha. Gratidão a Deus e esperança são alguns influxos da graça que suplantam o orgulho e a indiferença. O orgulho de “se achar” alguma coisa e a indiferença à humanidade que sofre.

PJJ no seu Idioma

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

O que você acha da nova cara do Blog?

Portal Shalom. Clique Aqui!