Postagens do Blog

19/07/2010

SEM AMIGOS NINGUÉM ESCOLHERIA VIVER

No coração do homem existe uma profunda sede de amar e de ser amado; o ser humano possui uma capacidade infinita de relacionamento. Falaremos aqui sobre o relacionamento de amizade, sem, no entanto, ter a pretensão de esgotar assunto de tamanha riqueza.

Não se vive bem, não se vive feliz sem amigos. Aristóteles, filósofo grego, nos diz que sem amigos ninguém escolheria viver. Esta é uma belíssima condição de amor que Deus colocou para as nossas vidas. A amizade é, portanto, uma necessidade do coração humano.

A juventude, de maneira bem especial, é um tempo muito propício às descobertas nesse sentido. É nesse tempo que despertamos para o outro, passamos a crescer com a diferença, deixamos florescer em nós o amor, a capacidade de nos doar, de sair de nós mesmos, de ir ao encontro das necessidades do outro, de buscar o bem-estar do amigo muito mais que o nosso, de perceber que ele nos é necessário...e tudo isso vai gerando a humildade em nós. O amor nos faz pequenos, porque não podemos forçar que o outro se abra a nós, que o outro nos ame, que o outro nos sirva, que o outro se entregue por nós.

Encontrar um amigo verdadeiro, fiel não é tarefa das mais fáceis. É preciso ter paciência, pois às vezes precisamos esperar bons anos para encontrá-lo. Porém é preciso firmar nossa espera em Deus, sabendo que faz parte do seu plano dar-nos relacionamentos maduros de amizade. Certamente existirá alguém que vai nos amar profundamente, como nós somos, mas precisamos nos abrir a isso e esperar, abandonados nas mãos de Deus. Além disso é preciso ter cuidado, não nos deixar enganar. O mundo tenta a todo instante nos “empurrar goela abaixo” uma série de mentiras e ilusões com o nome de amizade, mas que estão muito longe da verdade que nosso coração tanto anseia. Não encontramos um amigo verdadeiro talvez por estarmos impregnados de uma falsa mentalidade que nos ensina que o vale a pena é buscar o próprio interesse e bem-estar, o bom é ser amado, ser servido; e nos afundamos cada vez mais na centralização e no egoísmo e isso só nos distancia do ideal para o qual fomos criados.

Na verdade, é a Cristo e à sua mentalidade que devemos seguir e não ao mundo e suas armadilhas, que sempre nos lançam no desespero, na falta de sentido, na violência, na escravidão e na morte. Jesus, modelo perfeito de amizade, nos diz que há mais alegria em dar do que em receber. É dessa experiência que temos necessidade: nos deixar amadurecer mais pelo amor doado do que pelo recebido. Precisamos guardar nosso coração do egoísmo, da carência, da imaturidade, da dependência afetiva, do apego, do ciúme, da inveja, da falta de liberdade e dos maus hábitos e abri-lo para relacionamentos verdadeiramente maduros, em Deus, firmados no serviço, na doação de si mesmo em favor do outro, no amor verdadeiro, amor que não põe condições, que tudo crê, tudo espera, tudo suporta, não calcula nem recrimina, simplesmente ama.

Amar é a única maneira de captar outro ser humano no íntimo de sua personalidade. Ninguém consegue ter consciência plena daquilo que o outro é sem amá-lo. Por seu amor a pessoa se torna capaz de ver os traços característicos e as feições essenciais daquele a quem se ama, mais ainda, vê o que está contido nele, aquilo que pode vir a ser realizado. Além disso, através do seu amor a pessoa que ama capacita o outro a realizar essas potencialidades.

O amor nos faz conhecer detalhes do outro que talvez ninguém mais se ocupe tanto em perceber e valorizar; e o que a gente conhece a gente ama. É justamente no relacionamento que conhecemos a verdade do outro e isso certamente nos colocará diante de sua incomensurável riqueza, mas também das suas limitações e fraquezas. E pelo amor conseguimos dizer ao outro que ele não precisa ter medo, porque nós temos amor suficiente para não desistir dele, ainda que ele seja imperfeito... Do mesmo modo nós próprios passamos a enxergar também a nossa verdade, as nossas inúmeras limitações e que grande alegria é experimentar da misericórdia de Deus, que se manifesta nos nossos amigos, que mesmo conhecendo nossa fraqueza, continuam a nos amar!

Nos nossos relacionamentos de amizade a gratuidade e a liberdade precisam ter um lugar muito especial. A amizade só pode acontecer num ambiente onde a liberdade se conserva, porque é justamente isso que autentica a gratuidade. A humildade que o amor gera em nós, nos impede terminantemente de fechar a porta por onde o outro possa sair livremente. Não podemos, de modo algum, obrigar o outro aos nossos “favores” por ele; por mais brilhantes e formidáveis que pareçam não serão amor, porque o amor nunca se manifesta na dominação. É por tudo isso que jamais podemos perder de vista o fim último de todo e qualquer relacionamento: Deus! É com Ele que aprenderemos a ser amigos verdadeiros e. mergulhados no seu perfeito amor, estaremos livres de todo medo, desordem, apego e dependência afetiva, enfim de tudo aquilo que é obstáculo para o amor.

Mirando-nos no exemplo de Cristo, abramo-nos aos relacionamentos que Deus nos quer proporcionar, e os vivamos profundamente. Não tenhamos medo de assumir o que Jesus nos propõe, não tenhamos medo de amar mais do que somos amados, não tenhamos medo de experimentar a alegria prometida por Ele, e que virá através do serviço aos outros e do esquecimento de nós mesmos, dos nossos interesses.

Renata Mattos Dourado Bezerra
Fonte: www.comshalom.org

14/07/2010

SEMANA "DE VOLTA PRA CASA"


Se faz tempo que você não aparece no Shalom ou se você conhece alguém "das antigas" que perdeu o endereço de casa e nunca mais voltou...tá na hora de arrumar as malas e VOLTAR. Seu lugar 'tá guardado só esperando o seu retorno.

E que viagem demorada, hein?! Mas já chega de passeio. A hora de retornar é AGORA porque a graça de Deus pra você é HOJE.

Quer dizer, mais especificamente para os dias 17 e 18 (hehe). Isso mesmo, estamos lhe esperando no Shalom para celebrar o seu retorno e de nossos irmãos que não vemos há muuuuito tempo. Será uma alegria enorme relembrarmos os velhos tempos.

Aproveite e traga aquele irmão conhecido que nunca mais apareceu. Vamos relembrar as histórias de antigamente e matar as saudades.

SHALOM!

UM AMIGO...UM TESOURO


Dia 20 de julho é Dia do Amigo e essa data não poderia passar em branco. Afinal de contas, a amizade é uma condição e uma necessidade para crescermos madura e sadiamente, além de ser um poderoso auxílio que nos dá aquele "empurrão" para o céu.

Como é bom ter alguém com quem partilhar, desabafar, dar gostosas gargalhadas e não precisar esconder as lágrimas de tristeza. Alguém que fala a verdade na hora certa, confia em nós e respeita nossas escolhas; que ensina o exercício do perdão, senão pelas palavras, o faz pelos erros que comete, mostrando que a amizade é vivida em todas as estações e por isso é construída na rocha. Alguém que nos encoraja e nos coloca pra cima, nos levanta quando caímos e que precisa ser levantado quando cai.

AMIGO: um abrigo, um refúgio, um descanso, um alívio, um escudo. Um pedacinho do céu que Deus nos confiou para ser apoio nas alegrias e nas dores do dia-a-dia.

Se você tem um amigo assim e deseja partilhar a experiência maravilhosa de uma amizade construída em Deus, participe da noite "Meu amigo é Massa" no Shalom. Será na sexta-feira, 16, no Centro de Evangelização, após a missa.

Venha, traga seu amigo e demonstre o quanto ele é importante em sua vida.

13/07/2010

MÊS DE JULHO É NO SHALOM

Ainda 'tá procurando o que fazer nas férias? No Shalom não tem dessa. Nós preparamos um mês inteirinho de programação pra que esses dias sejam inesquecíveis.

E para ser inesquecível não pode faltar diversão e EVANGELIZAÇÃO. É nela e através dela que Deus deseja marcar esses dias com a verdadeira alegria e liberdade. Vamos unir as três coisas e encerrar o mês de julho com muita diversão no ACAMPAMENTO DE JOVENS SHALOM.

Pensando nisso, o "Dê suas Férias pra Jesus" desse ano preparou alguns eventos e ações que o ajudem a aproveitar cada dia em preparação para o Acamp's 2010.

Dá uma conferida aí:

13 - Dia "D" Divulgação do Acamp's
15 - Noite Jovem de Evangelização em Mazagão
16 - Missa no Shalom de Macapá às 19h
16 - "Meu Amigo é Massa"
17 - "De volta pra Casa" em Santana, às 19h.
18 - "De Volta pra Casa em Macapá, às 19h
18 à 24 - "Todo feito pra você"
27 a 31 - ACAMP'S

10/07/2010

QUE TAL CONSAGRAR SUA JUVENTUDE À INTERCESSÃO DO PAPA JOÃO PAULO II?

O saudoso Papa João Paulo II continua nos ensinando muito, mesmo depois de sua morte. O amor e zelo que dispensava aos jovens é um sinal concreto do desejo de Deus de ter-nos próximos de si.

É impressionante como suas palavras e seu testemunho nos falam ao coração, encorajando à busca da santidade.

Por isso, por que não pedir o auxílio desse amigo tão íntimo de Deus para velar por nós em nossa caminhada rumo ao céu? Acredite. Ele lhe ajudará.

Deixe que as suas palavras, hoje, lhe devolvam o ânimo e a coragem para perseverar na busca daquilo que não passa.





Precisamos de Santos

(João Paulo II)

"Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".


JOÃO PAULO II, ROGAI POR NÓS!

09/07/2010

HOJE É DIA DE FESTA!!!!!


Hoje é um dia mais do que especial para relembrar as maravilhas de Deus em nossas vidas. Dia de acender as velinhas e cantar parabéns......PARA NÓS. Sim, porque no aniversário do Shalom quem ganha presente somos nós!!! Você e eu, que fazemos parte dessa magnífica Vocação.
Bendito seja Deus por Seus desígnios de amor, por esse caminho de santidade que enche nossa vida de sentido e de felicidade. Bendito seja Deus por ter confiado um tesouro tão precioso a vasos de argila tão frágeis. Há tanto a agradecer.........
Para comemorar essa data, nada melhor do que nos unirmos na Santa Missa para, juntos, darmos nosso louvor e gratidão ao nosso amado Deus por tudo o que realizou e realiza em nós. Esperamos você no Shalom hoje, às 19h, para comemorarmos em família esse dia tão especial.

A gente se vê lá!!!!!

Curtindo as férias


Mês de julho é mês de curtição. É hora de juntar a galera e marcar aquele cineminha legal, arrumar as malas e viajar, fazer uma trilha, descansar...
Se você não pode viajar, não fique triste. Dá pra curtir as férias sem precisar pegar um avião e, mesmo assim, tornar esse mês inesquecível. Idéias não faltam. Preste atenção no que está ao seu redor. Olha o dia lindo que tá lá fora.....E você ta aí parado? Fala sério, juventude! Tem tanta coisa pra fazer nas férias............Levanta essa cabeça!!!

Além de curtir e aproveitar o tempo livre, as férias são um tempo favorável pra colocar a vida em ordem. Fazer planos, colocar projetos em prática. Por isso, é importante aproveitar esses dias pra abrir as gavetas que estão fechadas há tanto tempo e colocar pra fora o que tá sobrando, acumulando poeira. E não é só roupa e sapato, não.....Tô falando da sua vida.

Sabe aquele projeto, aquele curso que há muito tempo você queria fazer e não tinha tempo...Pois é, a hora é agora. Aproveite. Invista em você, no seu futuro.

Sabe aquela situação mal resolvida..........aquela pessoa que você não fala há muito tempo, que você não quer perdoar de jeito nenhum...Como é que dá pra curtir um mês tão gostoso com o coração cheio de entulho? Assim não dá!

Nós podemos tirar férias de tudo, menos de nós mesmos. E pra voltar das férias em agosto descansado, cheio de vigor, ânimo e disposição, é preciso desintoxicar a alma. Tomar as rédeas da sua vida e não deixá-la ao acaso, do tipo “deixa a vida me levar...”. Assim não se chega a lugar nenhum.

Só chega a algum lugar quem sabe pra onde vai. FÉRIAS É UM TEMPO FAVORÁVEL PARA A AÇÃO DE DEUS NAS NOSSAS VIDAS.

Quando a gente dá uma pausa no corre-corre da vida, no ritmo frenético dos estudos, conseguimos ver a vida num horizonte maior e percebemos que o nosso projeto de vida pode ter caído no esquecimento. É importante essa experiência. Sair da rotina da vida, rever parentes e amigos, descansar à sombra de uma árvore ou à margem de um rio, rever os próprios conceitos.

Aproveite essa oportunidade pra fazer a higiene da alma, libertando-a de mágoas e más recordações. Deixe que os sonhos bons aflorem e tragam um novo encorajamento. Redescubra o sabor da intimidade com Deus dando-lhe a atenção que a correria da vida sempre adia.

Estar em férias não é sinônimo de inatividade ou preguiça. É viver um ócio saudável e necessário pra recarregar as energias.

Nem tudo o que sonhamos é possível colocar em prática. Mas é certo que a força pra realizar os nossos projetos vem, em grande parte, das pausas restauradoras nas quais temos a possibilidade de redescobrir nossas motivações mais profundas.

Portanto, nada de preguiça. Estabeleça metas, eleja prioridades, coloque o seu projeto de vida pra funcionar. E divirta-se muuuito!

SHALOM!!!!!!!!

PJJ no seu Idioma

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

O que você acha da nova cara do Blog?

Portal Shalom. Clique Aqui!